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INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES

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INCLUSÃO E ACESSIBILIDADES

Inclusão é entendida como processo dinâmico, construtivo, recíproco, conjunto e transversal que dialoga com outros setores, atividades e eventos individuais ou institucionais.

 

O processo se caracteriza principalmente pela equidade, cooperação, flexibilidade, contextualização e empatia.

 

O foco da inclusão está em toda pessoa que se sente ou está excluída, não dissociando os valores de deficiência e diferença.

 

"O leito de dor, a exclusão de todas as facilidades da vida, a incompreensão dos mais amados, as chagas e as cicatrizes do espírito são luzes que Deus acende na noite sombria das criaturas. Levi, é necessário amemos intensamente aos desafortunados do mundo. Suas almas são a terra fecundada pelo adubo das lágrimas e das esperanças mais ardentes onde as sementes do Evangelho desabrocharão para a luz da vida. Eles saíram das convenções nefastas e dos enganos do caminho terrestre e bendizem do Nosso Pai, como sentenciados que experimentassem no primeiro dia de liberdade, o clarão reconfortante do sol amigo e radioso perdido! É também sobre os vencidos da sorte sobre os que suspiram por um ideal mais santo e mais puro do que as vitórias fáceis da

Terra, que o Evangelho assentará suas bases divinas!..."

(Sermão do monte, livro Boa Nova, Irmão X)

 

A nomenclatura atual é pessoa com deficiência (ONU, Convenção dos Direitos da Pessoa com Deficiência/2006) ou pessoa com diferença, abolindo-se o 'portador' ou 'especial' porque a deficiência ou a diferença é mais uma das suas características que não pode ser abandonada quando permanente e todos somos especiais para Deus em Sua criação.

 

A pessoa com deficiência ou com diferença é um ser de possibilidades, um Espírito em aprendizagem e evolução como todas as demais.

 

"Em tempo algum, não digas que não podes ser útil. Faze de cada dia um poema de fé. Podes ser a esperança dos que jazem na angústia. Uma frase de luz ergue os irmãos caídos. Terás, quanto quiserdes, a prece que abençoa. Para espalhar o bem, basta o apoio de Deus." (Emmanuel, livro Assim vencerás)

 

Acessibilidades representam um conjunto de estratégias e  formam os caminhos para a conquista da inclusão. Sua fundamentação está vinculada aos três princípios principais do Desenho Universal: autonomia, conforto e segurança.

 

Como as estratégias de acessibilidades se entrelaçam de alguma forma, esta ação precisa ser apresentada no plural.

 

A principal estratégia de acessibilidades é a atitudinal e, a partir dela, todas as demais se constituem com mais efetividade.

 

NOSSA ATITUDE PARA COM O OUTRO PODE SER A MAIOR DE TODAS AS

DEFICIÊNCIAS E A MELHOR DE TODAS AS DIFERENÇAS

 

Algumas das acessibilidades são: comunicacionais, metodológicas, programáticas, tecnológicas, arquitetônicas, metodológicas...

 

Barreiras são quaisquer entrave, obstáculo, atitude ou comportamento que limite ou impeça alguém de:

  • participar social e ocupacionalmente;

  • prazer de conviver, sentindo-se pertencente;

  • aproveitar e usufruir de alguma oportunidade;

  • exercer sua cidadania e  seus direitos às acessibilidades.

  • realizar escolhas e desenvolver-se por vias alternativas;

  • ter e usufruir  liberdade de movimento, expressão e comunicação;

  • acessar a informação;

  • desenvolver a compreensão;

  • realizar sua  circulação com segurança;

  • desempenhar toda e qualquer forma de interação.

 

Capacitismo é o nome do preconceito destinado à pessoa com deficiência e se expressa na atitude, na palavra, no reducionismo.

 

"Somente ama de fato aquele que é feliz, despojado de conflitos, livre de preconceitos, identificado com a vida." (Joanna de Ângelis, Conflitos existenciais)

 

Inclusão diferencia-se de integração, a qual objetiva normalizar a pessoa e a submete à adaptação de um modelo ou atividade já pronta e fixada.

 

OBJETIVOS DA ASSESSORIA:

- construção conjunta da cultura inclusiva no Movimento Espírita Gaúcho;

- cumprimento do Ide e evangelizai todas as gentes e do Espiritismo para todos;

- divulgação da importância e necessidade da inclusão e de acessibilidades;

- disponibilização de atividades e materiais formativos e informativos.

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