Nas comemorações de seus 96 anos FERGS realizou seminário com Sandra Borba
Como parte integrante das comemorações dos seus 96 anos, a Federação Espírita do Rio Grande do Sul promoveu no sábado, dia 28 de janeiro, o Seminário Educação para a Vida Plena, que teve como palestrante a pernambucana Sandra Borba Pereira. Dividido em duas partes, o evento foi realizado das 14 às 18 horas, no auditório da FERGS, em Porto Alegre, contando com a presença de público considerável.
Inicialmente a palestrante falou sobre a Educação para a Plenitude do Ser, baseada em mensagem de Amélia Rodrigues, psicografada por Divaldo Franco, em 1996. Ao discorrer sobre o tema, lembrou que somos marcados pela educação recebida nesta e noutras encarnações. Destacou partes do texto psicografado, como a que afirma ser a verdadeira educação aquela que tem um caráter global, atendendo o ser em todas as suas expressões. Essa educação não pode prescindir dos métodos psicopedagógicos da atualidade, porém ampliados com a orientação espiritual. Esse processo centra-se no amor, constituindo-se na única maneira de construir uma sociedade rica de amor e valores éticos, onde vige a verdadeira fraternidade.
Na segunda parte do Seminário Sandra Borba abordou o tema A Educação Moral à Luz do Espiritismo. Ao comentar sobre os princípios fundamentais dessa educação, lembrou que a Doutrina Espírita não é de salvamento, mas pedagógica. Também apontou o estudo de Joanna de Ângelis, onde define que a "educação moral deve transmitir diretrizes universalistas sobre dever, amor, solidariedade, compreensão, os direitos da cidadania e acima de tudo, o respeito a tudo e a todos".
Encerrando, observou que o objetivo da educação moral é formar o homem de bem e apresentou uma síntese da educação moral à luz do espiritismo, onde consta:
- Jesus, como modelo e guia
- Novo paradigma sobre a vida
- Desenvolvimento e maturidade do senso moral
- Formar o caráter moral em valores imperecíveis
- Compreensão e aplicação da Lei Divina.
As comemorações dos 96 anos da FERGS terão sequência no dia 18 de fevereiro, com a palestra A Construção de uma Pátria do Evangelho, com Saulo César Ribeiro, organizador do projeto O Evangelho por Emmanuel. Às 19h30min, na sede da Federação, em Porto Alegre.