Juventude gaúcha participa da Conbraje Nacional
“[...] Confrades e organizações visitados, pois, vibram nesta hora um só desejo e almejam um só objetivo e finalidade. Passam a constituir elos de uma mesma corrente que se fortifica pelo trabalho construtivo, buscando, num princípio de ordem fraternal, conjugar os esforços nas labutas comuns, a fim de que se consolide na obra consumada a missão superior que foi destinada ao Brasil, [...]” Francisco Spinelli (Transcrito por Duílio Lena Bérni, em Brasil, mais além! Cap. 24, item E as bênçãos vieram fartas.)
Jovens corações gaúchos estão unidos aos irmãos de mocidades das 27 Federativas estaduais para a Confraternização Brasileira de Juventudes Espíritas, em Brasília/DF. Os filhos das terras de Spinelli e Cecília partem mais uma vez a semear na Terra do Cruzeiro... nesta "caravana invisível, que jamais se dissolverá!"
O evento iniciou, oficialmente, na noite de ontem (20.06), com a participação de delegações das 27 Federativas estaduais, reunindo mais de 800 jovens e quase 150 evangelizadores, além de diretores das Áreas de Infância e Juventude.
A FERGS está representada pelo presidente Gabriel Salum e integram a comitiva gaúcha, além de 28 jovens dos nossos 5 polos, o vice presidente Doutrinário, Antonio Nascimento, a Diretora da AIJ, Taís da Luz, e as coordenadoras Carolina Renz e Jaqueline Soares. Os nossos evangelizadores que coordenam os jovens dos polos são o Pedro Peçanha pelo polo A, o Luciano Carneiro pelo polo B, a Elisa Bernardon pelo polo C, a Karina Pinheiro polo D e o André Machado pelo polo E.
A abertura teve clima de chamado aos novos tempos. Confira algumas fotos:
Hoje (21.06) iniciam as 20 oficinas de estudo que os jovens puderam escolher. Leopoldo Machado, coordenador espiritual do evento, enviou mensagem especial para o momento, recebida em reunião mediúnica na FEB - Federação Espírita Brasileira. Confira abaixo, o texto na íntegra:
O Som da Corneta
Em sua primeira carta à comunidade de Corinto, o inesquecível Paulo de Tarso afirma:
“Se a trombeta der o sonido incerto, quem se preparará para a batalha?”
Palavras sábias que varam os séculos e chegam até nós, guardando a devida atuallidade.
A corneta é símbolo de destacado valor por representar o som, e o tom, que anunciam o momento preciso da ordem e do ajuste para se enfrentar os desafios da vida. A corneta é aqui representada como a ordenação divina, a fim de que todos os trabalhadores do bem larguem o que estejam fazendo e , sob o som da musicalidade divina, se agrupem e ouçam o chamado do Senhor.
É momento de prontidão, de atenção, para que não se percam as advertências e esclarecimentos que os enviados do Senhor transmitirão. O sonido correto da trombeta anuncia o momento da ordem unida, de união perene e firme.
Os sons celestes são harmônicos e visam a convocação dos servidores do Bem, devotados à Causa do Pai Celestial.
A corneta que emite o som incerto tem como resultado a desarmonia, a dispersão, a desunião.
O sonido certo e na hora certa é, e sempre refletirá, as belezas celestiais que, ao ser emitido, coloca em estado de alerta o trabalhador que serve, humilde, na seara do Mestre Jesus. É sonido que interrompe os ruídos e a gritaria dos zombeteiros, dos desajustados de todas as épocas.
O mal silencia ante o apelo do Bem.
É chegada a hora de enfrentarmos, com coragem e dedicação, as batalhas da vida, para que a mensagem de Amor se espalhe a todos os quadrantes da Humanidade.
Até a Natureza silencia em manifestação de louvor ao Criador!
Os jovens que ora se reúnem em mais um Encontro de júbilo e paz recebem a oportunidade - bendita - de participarem mais efetivamente da construção de um mundo melhor. Os jovens reunidos neste evento, que conta com o apoio dos bons Espíritos, recebem, agora, o convite de se transformarem, efetivamente, em pessoas melhores.
Sob a bandeira de Ismael, que reluz no alto do local onde ocorre o Encontro, a trombeta emite o devido sonido, convocando a seguir esta diretriz divina: “Deus, Cristo e Caridade”!
Outros sons e chamamentos incertos, egoísticos, vaidosos, personalistas, entre outros, serão emitidos. Estejam, pois, atentos!
O momento atual é de decisão, de coragem, de servir ao Senhor, repetimos. Que cada coração presente opte para seguir os sons celestiais e, assim, ascender aos planos elevados da evolução pelo permanente trabalho no Bem.
Paz e Amor!
Hoje e sempre!
Leopoldo Machado