top of page

Autoconhecimento e Evolução Humana – Parte 2




Andréa Novo Duarte

Multiplicadora do Programa Formação de Lideranças Espíritas da Fergs

S. E Beneficente Bezerra de Menezes - CRE 1 - Porto Alegre/RS

 


O Perispírito é suscetível aos comandos do Espírito, podendo se modificar frente às vibrações que vem do externo ao seu íntimo. O Perispírito possui plasticidade, densidade, sensibilidade magnética, tangibilidade, expansibilidade, penetrabilidade e outras propriedades que influenciam a veste física no que tange às suas estruturas celulares. Por essas razões, segundo a faixa vibratória de cada um de nós, existe a suscetibilidade de atrair bons ou maus fluídos ao entorno do Perispírito. Neste sentido, o que a mente vibra atrai fluidos benéficos ou maléficos, produzindo progresso, se alta e positiva vibração mental, ou estagnação, se produzir pensamentos de baixo padrão vibratório.

Assim, é possível constatar que as emoções, por exemplo, fluem do campo mental, exteriorizando no Perispírito, sob forma de energias mais ou menos densas, o que depende do tipo da emoção em vibração, que irradia para o cérebro do corpo físico, executando o que foi comandado pelo pensamento, sob forma de substâncias químicas que corresponderam àquele teor vibratório.

Nas sucessivas reencarnações, as obsessões se estruturam no campo do Perispírito e a mediunidade encontra facilidade, por meio de sua expansão. Neste sentido, é importante compreender que nos encontramos subordinados a duas leis: - a biológica que é genética, e as leis morais que é a energética espiritual, a qual contém suas emissões vibratórias, permeadas de sugestões e de diretrizes. (Camargo, 2014). Assim sendo, cabe a cada um de nós, preservar bons pensamentos, cultivar emoções salutares de ordem moral elevada, escolhendo a adoção de atitudes e pensamentos amorosos, caridosos e benevolentes, atraindo fluídos salutares. Percebe-se que somos convidados para que venhamos a viver intensamente a vida, num constante foco de equilíbrio mental, primando em permanecer mais tempo focado em emoções e pensamentos que irradiam vibrações no bem, no amor e na paz coletiva, permitindo gerar fluidos de padrão alto para o nosso refazimento íntimo, que em consequência refletirá e colaborará na irradiação de fluidos de padrão vibratório elevados para o Universo.

E como você tem cuidado dos seus pensamentos na faixa vibratória da paz, do bem e do amor, a fim de manter e preservar a emissão de fluidos salutares e de luz para atrair a presença de Espíritos benevolentes, de modo a primar por se proteger da influência negativa de Espíritos obsessores?

Somos convidados para buscar diariamente higienização mental, que por força da nossa vontade podemos focar na busca incessante da paz e do equilíbrio mental, à serviço do progresso e do desenvolvimento da nossa alma, na oportunidade da nossa jornada terrena.

Cabe aqui trazer para o diálogo, a dimensão do psiquismo[1], com base na visão espírita, uma vez que Espírito e Perispírito, durante a encarnação, se encontram intimamente conectados e sofrem diretamente interferências no funcionamento orgânico do nosso psiquismo. Assim ressaltamos que as oportunidades que cada um de nós possui para se trabalhar e se desenvolver, a favor do seu próprio progresso moral e espiritual, em cada encarnação, são imensuráveis.

Percebemos que a todo instante, sofremos influências de espíritos encarnados e desencarnados, o que impacta diretamente nas relações que firmamos tanto no plano físico, quanto no plano espiritual. Diante disso, o que ocorre é que as energias fluídicas espirituais atuam junto à matéria densa do nosso corpo físico. Esses fluidos energéticos aglutinam átomos, dando condições de formação molecular que participam ativamente das transformações originadas nos reinos da natureza. (Camargo, 2014).

O psiquismo humano, na visão espírita, é resultante do somatório de todas as experiências vividas no passado, uma vez que elas ficaram armazenadas em nosso Perispírito, a partir do que vivemos ao longo da nossa história. (Camargo, 2014).

Deste modo, percebe-se que nos encontramos numa condição de desenvolvimento espiritual, que é individual, e que por meio de nossos pensamentos e de nossas consciências individuais, possuímos o livre arbítrio para responder por nossas ações. 

Agora, é preciso refletir: - será que as conexões mentais que cada um de nós elabora possui reflexo das reencarnações sucessivas pelas quais já passamos? A resposta é positiva, além disso, nesta encarnação temos que nos fazer uso das nossas vontades, sentimentos e poder de raciocínio, colocando em movimento a nossa inteligência, às nossas emoções, por meio do cultivo das boas virtudes, o que nos possibilita agirmos a favor do progresso contínuo e permanente do nosso Espírito.

Vale aqui ressaltar que cada um de nós traz na psique, registros de vidas passadas, de situações que foram vivenciadas em outras encarnações e que, por meio dessas experiências, agimos nas vivências atuais adotando comportamentos que são reflexos do que já passamos.

Por essas razões, que somos convidados ao exercício do autoconhecimento possibilitando potencializar o desenvolvimento mental e espiritual, utilizando do nosso livre arbítrio para esta finalidade. Deste modo, é possível buscar constantemente o nosso aprimoramento moral e espiritual, em busca da purificação do nosso Espírito, agindo para mudar o nosso percurso e contribuir para a nossa evolução contínua.

É preciso ratificar que diante de diversas funções especiais do psiquismo humano, ganha destaque a devida utilização da nossa inteligência, dos nossos pensamentos, das nossas atitudes, dos nossos instintos, das nossas emoções e dos nossos sentimentos vinculados à prática do Bem, do Amor e da Caridade.

Assim, queridos irmãos e irmãs, cabe trazer uma problematização:

- Estamos valorizando investir em processos de autoconhecimento e de autodescoberta, de modo a fortalecer e potencializar a educação dos nossos sentimentos?

Aliás, como você tem investido nesta tarefa irrevogável? Somos todos chamados a dar a devida atenção neste momento presente da encarnação!

Logo, vivamos para cumprir a tarefa de investimento contínuo do nosso progresso moral e espiritual, aqui e agora, com vistas a potencializar o processo de purificação da nossa Alma nesta Encarnação!

 

REFERÊNCIAS:

 

CAMARGO, Jason de. Educação dos sentimentos. Porto Alegre: FERGS, 2014.

__________. Educação dos sentimentos: o caminho das virtudes. Porto Alegre: FERGS. 2011.

KARDEC, Allan. O Evangelho segundo o Espiritismo. 131ª edição. Brasília: FEB, 2013.

KARDEC, Allan. O Livro dos Espíritos. 90ª edição. Brasília: FEB, 2007.


[1] [...] produto elaborado de uma seiva espiritual que sofreu um considerável aperfeiçoamento através de períodos imemoráveis de sua história, mesmo através dos reinos da natureza.” (Camargo, 2010, p. 44)

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page