Manhã de reflexões profundas marca o sábado do 12° Congresso Espírita do RS
Os corações dos mais de 3 mil participantes do 12º Congresso Espírita do Rio Grande do Sul, reunidos, no Centro de Eventos da PUC, em Porto Alegre (RS), na abertura das atividades deste sábado (28/10), foram tocados pela apresentação musical de Glademir Escobar, integrante do Grupo Clave de Sol e da Assessoria de Arte da Fergs. A apresentação do artista sintonizou o público ao ideal Cristão de trabalhar em prol da construção de um mundo melhor, lembrando que a arte espírita inspira, eleva e transporta a alma na direção do criador.
Espiritismo como agente de transformação íntima
“A conquista da saúde integral” foi o assunto do primeiro painel do dia apresentado pelo pedagogo, Cezar Braga Said. A exposição está ligada ao “Núcleo Temático Sonhar” do projeto doutrinário que correlaciona os conteúdos do congresso à sua temática central. Durante sua fala, o orador convidou o público para construir o Mundo de Regeneração através da vivência das lições do Evangelho de Jesus, à luz do Espiritismo.
“É preciso permitir que o espiritismo promova mudanças na nossa maneira de pensar, nos liberte a consciência e nos permita unir a consciência com a ação para que o resultado seja a conscientização, consciência mais ação, porque uma não deve existir alijada da outra, é preciso promover essa soma, esse encontro do que pensamos ao que fazemos” - afirma o escritor que também estará na sessão de autógrafos promovida pela editora Fergs.
Ao longo de sua explanação, o orador apresentou oito dicas práticas sobre a conquista da saúde integral: não julgar, paciência, mente de iniciante, confiança, não esforço, aceitação, desapego, amor teu próximo como a si mesmo.
Evangelização é a chave para o mundo regenerado
Na sequência, Vinícius Lima Lousada, vice-presidente de Unificação da Federação Espírita do Rio Grande do Sul (Fergs) abordou o tema "A Evangelização como o Sol para o Novo Tempo: Fora da Educação não há Regeneração”. O painel que compõe o “Núcleo Temático Educar” trouxe a Educação Moral, apresentada pelo Cristo como principal ferramenta para a promoção do progresso da humanidade e da superação das mazelas terrenas. “Renascemos com o propósito de lidar com as contas do passado, de recuperar o tempo perdido, de promover o reajuste uns com os outros e de repararmos nossas faltas através da prática no bem” - destacou o educador.
Dessa forma ele observou que vez por outra, somos convocados pela vida e pela providência divina para que saiamos da condição de consciência de sono, na qual o materialismo nos hipnotiza, fazendo com que nos afastemos do nosso propósito evolutivo imortal. “É necessário constituir uma educação espírita nas atividades evangelizadoras dos centros espíritas que não devem ser confundidas com a terceirização do dever de espiritualização dos nossos filhos para que possamos contribuir com o êxito dessas almas na conquista dos propósitos da reencarnação” - alerta o educador.
O mundo de regeneração começa em nós
O presidente da Federação Espírita Brasileira (FEB), Jorge Godinho Barreto Nery, deu continuidade às exposições do “Núcleo Temático Sonhar” com o propósito de estimular uma visão positiva e esperançosa de uma sociedade inclusiva que favoreçam o aprendizado mútuo alicerçado na vivência do amor fraterno e solidário. A abordagem do tema “Mundo de Regeneração: uma construção individual e coletiva” trouxe reflexões profundas em torno da responsabilidade que devemos assumir perante a necessidade de transformação das paisagens conturbadas do orbe terreno. “Na hora de construir o Mundo de Regeneração, sejamos como aquele que nos trouxe o seu Evangelho de Amor e que em sua passagem por esse mundo fez tudo aquilo que falou.” - recomenda Godinho.
O público concluiu sua participação vibrando de alegria pela oportunidade de participar de um encontro com uma proposta ativa e construtiva de ação para a edificação da era de regeneração. “Vivenciamos a experiência de abraçar o Sol do Novo Tempo e nos emocionamos ao senti-lo pulsando dentro dos nossos corações” - Sérgio Bento - Coordenador da Área de Comunicação Social Espírita do CRSUL.
Comments