Programa Conte Mais: o formato híbrido é a nova maneira de contar histórias
Depois do período de distanciamento social, imposto pela pandemia de Covid-19, o Programa Conte Mais, através dos voluntários do Espaço Conte Mais, da Federação Espírita do RS, retomou, no mês de maio, o contato presencial com crianças e jovens por meio do atendimento nas escolas do município de Porto Alegre. Na região metropolitana da capital, o trabalho segue de forma virtual. Mas isso, de forma alguma, é um empecilho para os contadores, que utilizam salas virtuais e, de forma síncrona, desenvolvem atividades pedagógicas, trabalhando temas como a educação dos sentimentos, os valores morais e virtudes.
Segundo o secretário do Conte Mais e contador de histórias, Andriw Quadros, o formato híbrido é a nova maneira de contar histórias, e que a retomada das atividades presenciais foi um sucesso. Todas as quintas-feiras pela manhã, a equipe do Programa segue, presencialmente ou pela telinha, a propagar narrativas que encantam e edificam. "Com a certeza de que a união de esforços dos atores sociais envolvidos no Programa Conte Mais e com o suporte e orientação da nossa Federativa, seguiremos levando alegria, educação moral e cultura ao Movimento Espírita, como também, aos diversos segmentos da sociedade", declarou Quadros.
Nos primeiros 4 meses deste ano, o Programa Conte Mais produziu novos vídeos com contações de histórias e atividades lúdicas, que são apresentadas sempre aos domingos, às 11h, nas redes sociais da Fergs. Desde o ano passado, o Programa tem investido em importantes práticas de acessibilidade, viabilizando tradução em libras e audiodescrição nos vídeos das histórias.
Ao longo desse período, uma nova turma de contadores foi iniciada no treinamento “A Arte de Contar Histórias”, promovido pelo Conte Mais e conduzido por seus multiplicadores de maneira totalmente on-line, propiciando a formação de contadores dos mais diversos e distantes lugares do Rio Grande do Sul.
A contação de histórias é uma metodologia que aproxima o contador de histórias da criança ou do jovem, despertando as suas potencialidades e tornando-o protagonista do mundo em que vive. O Programa Conte Mais já capacitou mais de 200 contadores de histórias e atendeu mais de 300 mil crianças, jovens e adultos. Você pode conferir o impacto desta e de outras ações promovidas pela Fergs, clicando aqui.
Comments