Programa Conte Mais produz árvore para exposição em estande do 12º Congresso Espírita do RS
Para além das contações de histórias, uma das propostas do Programa Conte Mais para o encontro dos espíritas em solo gaúcho - que ocorreu de 27 a 29 de outubro na PUC, em Porto Alegre - foi a criação de uma árvore, em um painel, com os livros que marcaram a história do Conte Mais.
Durante os intervalos das palestras do evento, quem visitasse o colorido estande, podia observar a construção coletiva, realizada com a participação ativa das voluntárias do programa, motivadas pelo 20º aniversário do Conte Mais, celebrado em maio deste ano, conforme explicado por Mariana Silva, que é artista visual, arteterapeuta e Multiplicadora do Programa Conte Mais.
A obra representa os valores de Sonhar, Construir, Viver e Educar para o Mundo de Regeneração.
Confira algumas referências utilizadas pela equipe:
Raízes - Se refere às 5 obras básicas do Pentateuco Kardequiano.
Troncos - A importância de todos nos erguermos na direção da luz.
Galhos - Abrir-se para dar e receber ajuda, apoio, abraços. Como a árvore oferece abrigo, sombra, proteção a diferentes seres.
Folhas - Estar sempre voltados para luz, a prece, o alimento espiritual que vem do alto e precisa ser distribuído até chegar às raízes numa troca e transformação constante. Viver seu ciclo e depois deixar- se desprender voltando sempre à terra, nutrindo- a também.
Pássaros - se referem ao lar, o ninho que precisamos preparar para os que vão nascer, o cuidado necessário no período de fragilidade físico.
A importância de ensinar a voar e a libertação para o vôo
Coruja - Enxerga em todas as direções, fala da necessidade de ampliarmos a visão de nós mesmos e enxergar o outro.
Borboleta - É sobre a transformação que todos estamos passando. Mas importante lembrar que já na lagarta estão os elementos que irão formar as asas da Borboleta e a libertaram para vislumbrar outros horizontes.
As Flores da Árvore são feitas de caixas de ovos, para falar da necessidade de reciclagem dos pensamentos, das emoções e dos sentimentos. Estão em grupo pois ninguém evolui sozinho, precisamos chegar ao : " Amai-vos uns aos outros como eu Vos amo!” Jesus.
As Flores do chão - Falam de lealdade, humildade. São como flores do campo, não foram semeadas pelos homens, expressam beleza, se mantêm próximas às raízes.
Frutos - Os livros são os frutos que essa árvore oferece ao mundo. Se abrir cada um trás uma palavra (semente) que fala daquilo que a história vai semear nos corações.
Comments