top of page

Reunião virtual do Conselho Federativo Estadual atinge 100% de presença dos Órgãos de Unificação

Em meio ao isolamento que afasta, também estamos experimentando uma aproximação nunca antes vista, facilitada pelas tecnologias. Este novo cenário foi comprovado no sábado, 25 de julho, durante a segunda reunião de 2020 do Conselho Federativo Estadual (CFE) da Federação Espírita do Rio Grande do Sul – Fergs. Pela primeira vez, a reunião do CFE teve 100% de presença dos órgãos de Unificação do Estado, contando com a participação dos 15 Conselhos Regionais e das 53 Uniões Espíritas do Rio Grande do Sul.



O encontro virtual, que se estendeu ao longo do dia, foi conduzido pelo presidente da Fergs e, presidente do CFE, Gabriel Nogueira Salum e contou com o suporte dos demais membros da Diretoria Executiva. Além da presença maciça das lideranças espíritas do estado, pode-se comprovar o fortalecimento da rede e a boa aceitação e adaptação ao formato on-line, que em nada prejudicou as deliberações. Na pauta da reunião, teve-se a aprovação de projetos importantes como as Inter-regionais e Encontros Regionais Virtuais e os projetos das áreas federativas para treinamentos na modalidade de Educação a Distância (EAD) em Núcleos de Treinamento e Estudo (NTE), entre outros.


Para o presidente da Fergs, Gabriel Salum, o encontro transcorreu de forma bastante harmônica e produtiva, com aprovação de programas relevantes para a transformação necessária do movimento espírita neste momento de pandemia. A gestão da Federativa também foi pauta da reunião. “Pudemos compartilhar de uma forma muito ampla e transparente os detalhes da gestão federativa e a nossa estratégia nesse momento, em que nós temos, do ponto de vista financeiro e comercial, uma crise para ser gerenciada, e estamos gerenciando, até então, com grande êxito, e também, do ponto de vista espiritual, a necessidade de extrairmos da pandemia o que seja possível em favor do nosso progresso e da nossa união”, ressaltou.


Assim como Salum, a Vice-presidente da Área de Unificação, Beth Barbieri, também viu a reunião do CFE como bastante produtiva e destacou a presença de novos conselheiros. “Creio que para eles foi também um momento de aprendizado. Sentimos muita falta daquele momento de podermos abraçar os nossos conselheiros na chegada, de podermos ter aquela conversa amiga, fraterna, nos momentos de intervalo. Isto, uma plataforma virtual realmente não supre, mas ela é necessária, ela é complementar, e a gente precisa aprender e nos aprimorarmos sempre. Foi uma bênção, traduzindo em poucas palavras. Reunião do Conselho Federativo Estadual é sempre uma bênção para o nosso Movimento Espírita e, da forma virtual, ela também o foi”, disse.


Reunião agregadora, clima de fraternidade e amadurecimento


A grande representatividade das lideranças espíritas gaúchas e a aprovação de pautas importantes para o Movimento Espírita, também foram pontos salientados pelo Vice-presidente da Área Doutrinária da Fergs, Antonio Nascimento. Antonio destacou a importância da aprovação do projeto de formação continuada dos trabalhadores espíritas, na modalidade a distância, como necessário para o cenário atual e, também, para o porvir.


Mesmo distantes fisicamente, o clima de fraternidade e a alegria durante o encontro foram apontados pela Vice-presidente da Área de Relações Institucionais, Lea Bos Duarte, que observou, também, o amadurecimento e o crescimento do Movimento Espírita Gaúcho. “Observo este amadurecimento e isto é muito positivo. Um amadurecimento e crescimento do Movimento como corpo solidário, engajado em propósitos comuns”, salientou.


Já o Vice-presidente da Área Administrativa da Fergs, Rogério Stello, destacou o caráter agregador do encontro e analisou que o formato on-line tem funcionado bem. “Tivemos uma reunião agregadora. Em relação à Área Administrativa identificamos um salutar interesse sobre as estratégias de gestão da Fergs em tempos de pandemia e sobre a necessidade de captação de recursos por meio da destinação do imposto de renda. Muito positivo também o interesse na nova forma de adesão ao Clube do Livro”, ressaltou Stello.

Comments


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page