Sede da Fergs será autossuficiente na produção de energia elétrica
Energia limpa, alternativa sustentável! A Federação Espírita do Rio Grande do Sul, comprometida com práticas que favoreçam a sustentabilidade da vida e a difusão de princípios socioambientais, físicos e espirituais, instalou um sistema de energia solar fotovoltaico que irá abastecer a sede da Federativa, localizada na cidade de Porto Alegre.
Foram instalados 112 módulos de placa fotovoltaica, energia elétrica suficiente para suprir 100% da demanda da Instituição. O empreendimento evita a emissão de 31,52 toneladas de dióxido de carbono (CO2) na atmosfera, equivalente ao plantio de 810 árvores por ano.
Segundo Rogério Stello, vice-presidente administrativo da Fergs, a alternativa moderna e sustentável além de possibilitar autossuficiência na produção de energia elétrica, garante sustentabilidade ambiental e econômica à instituição centenária, que mantém o mesmo espírito de pioneirismo e pujança dos primeiros anos. “O projeto das placas fotovoltaicas foi executado com recursos oriundos da carta de captação aprovada pelo Funcriança - tendo como base o Programa Conte Mais - o apoio da Rede Federativa e doações de parceiros”, esclareceu Stello sobre o investimento de R$180 mil.
José Artur Maruri, multiplicador da Gestão do Saber Ambiental da Fergs, elucidou sobre a responsabilidade dos espíritas em relação ao meio ambiente. “A Lei de Conservação encontrada no Livro dos Espíritos é um tratado de Sustentabilidade. A Doutrina Espírita faz uma diferença entre o necessário e o supérfluo e nos orienta ao uso inteligente dos recursos naturais. A responsabilidade dos espíritas com a natureza é a responsabilidade dos espíritas em favor da vida”.
A energia fotovoltaica é uma alternativa sustentável Quando a luz do sol é captada pelos painéis solares, ocorre a transformação da corrente elétrica para utilização da instituição, ou seja, uma energia limpa, pois não gera resíduos. O sistema foi instalado pela empresa Elysia, corporação especializada no desenvolvimento de projetos de energia solar fotovoltaica, focados em geração distribuída.
Komentarze