Sepé, o Guerreiro da Paz: gravações do docudrama foram finalizadas
Espiritismo e o audiovisual: uma parceria que veio para ficar. Após uma semana intensa de trabalho na Região das Missões, localizada no Noroeste do Rio Grande do Sul, as gravações da produção "Sepé, o guerreiro da paz" foram concluídas com êxito.
O projeto é uma iniciativa da Federação Espírita do RS (Fergs), dirigido e roteirizado pelo cineasta Cleiton Freitas, de Brasília/DF.
O docudrama, gênero escolhido para apresentar a história, contará com entrevistas, dramatizações, poesia e música - manifestações artísticas que ficaram sob a coordenação da Assessoria de Arte na Difusão Espírita da Fergs. O atual diretor da Assessoria, Gugga Rays, destaca a beleza e o encantamento das cenas gravadas, em especial, as dramatizações com atores interpretando Sepé (Rogerio Peppe) e Padre José (Claudino de Lucca). "Quem gosta de cinema, irá conferir uma bela produção audiovisual", afirma Rays.
Durante a produção, foram realizadas gravações em várias localidades, abrangendo diferentes momentos do dia e condições climáticas.
Entre os primeiros raios de sol pela manhã até as chuvas intensas durante as tardes, as gravações ocorreram em diversas cidades, incluindo Porto Alegre/RS, São Miguel das Missões/RS, Vitória das Missões/RS, Santa Maria/RS, Brasília/DF e Salvador/BA.
A equipe técnica do projeto contou com 20 pessoas trabalhando diretamente no desenvolvimento do docudrama
A produção “Sepé, o guerreiro da paz” foi inspirada no livro de mesmo nome, obra psicografada por Maria Elisabeth Barbieri, ditada pelo Espírito Oscar Pithan. Das páginas do livro, lançado em 2017 pela Fergs Editora, a narrativa agora incursiona às telas para apresentar a perspectiva espiritual da história do guerreiro indígena brasileiro.
Este é o primeiro grande projeto audiovisual promovido pela Fergs. O cinema vem a serviço do Espiritismo, como poderosa ferramenta de difusão da mensagem espírita. O presidente da Federação Espírita do RS, Antonio Nascimento, acompanhou de perto as gravações e destacou a importância do formato escolhido para sensibilizar e contar a história de maneira envolvente.
“Uma das principais ações do audiovisual é a capacidade de fazer o espectador se emocionar e refletir. Isso usado para tratar de questões importantes que envolvem nossa sociedade, como a espiritualidade, resulta em uma ferramenta muito poderosa para atingir muitas pessoas de maneira diferente”, concluiu Nascimento.
O projeto surge em um momento oportuno, considerando os desafios enfrentados em tempos marcados por guerras fratricidas e pela degradação de valores essenciais à convivência pacífica na sociedade.
Sem a intenção de ser uma biografia histórica, a iniciativa oferece uma perspectiva inovadora sobre a figura de Sepé Tiaraju, focalizando seus ensinamentos e sua trajetória de vida. Em meio a períodos de guerra, seu propósito existencial era a construção da paz.
Apresentado através da lente da mediunidade cristã espírita, o filme "Sepé, o guerreiro da paz" destina-se a todos os públicos, independentemente de suas crenças. Sua essência reside na capacidade de estimular a reflexão sobre os aspectos e ensinamentos que contribuem para a educação do espírito imortal, promovendo o bem, a beleza, a harmonia e a elevação da alma. A previsão de lançamento do docudrama é para o final do segundo semestre de 2024.
FINANCIAMENTO COLETIVO O projeto tem se tornado realidade graças à colaboração ativa da comunidade e apoiadores por meio de um financiamento coletivo. As doações ainda são essenciais para a finalização da etapa de pós-produção.
Contribua com qualquer quantia e seja um promotor dessa iniciativa, colaborando para levar essa narrativa emocionante às telas.
Acesse o site: https://www.sepeofilme.fergs.org.br/#seja-parceiro
Commentaires